Dois eurodeputados portugueses participam na Conferência internacional de apoio ao povo sarauí­ de modo a pressionar a União Europeia para a resolução do problema do Saara Ocidental
Dois eurodeputados portugueses participam na Conferência internacional de apoio ao povo sarauí­ de modo a pressionar a União Europeia para a resolução do problema do Saara Ocidental a Conferência internacional de apoio ao povo sarauí decorre a 6 e 7 de Março, em Granada, Espanha. Coincide com a primeira cimeira entre a União Europeia e Marrocos que se realiza também durante o fim-de-semana naquela cidade espanhola.
ana Gomes (PS) e Miguel Portas (BE) participam nesta iniciativa de modo a demonstrar a sua solidariedade para com aquele povo. Não podemos continuar com a política de avestruz , disse ana Gomes à agência Lusa. a eurodeputada defende que os europeus devem encorajar as duas partes, Marrocos e povo sarauí, a resolver o problema.
Os participantes deste encontro de apoio ao povo sarauí defendem um referendo de autodeterminação do Saara Ocidental e denunciam a espoliação dos recursos naturais, contrária ao direito internacional civil e humanitário, entre outros. a conferência ocorre num momento em que a Presidência Europeia pretende conceder o estatuto de associado privilegiado a Marrocos.