José Sócrates efectua uma visita oficial a Moçambique, onde permanecerá até 5 de Março. Os dois países procederam à assinatura de oito acordos em diversos sectores
José Sócrates efectua uma visita oficial a Moçambique, onde permanecerá até 5 de Março. Os dois países procederam à assinatura de oito acordos em diversos sectoresMoçambique e Portugal passarão a reunir regularmente em cimeiras anuais para debater temas de cooperação bilateral que já exigem outro nível de atenção por parte dos respectivos governos – lê-se no site da visita oficial do chefe de governo. José Sócrates encontrou-se com o presidente do país, armando Guebuza. Em discurso, o dirigente moçambicano considerou a visita um sinal de apoio de Portugal aos esforços que estão sendo feitos para reforçar as relações bilaterais e à agenda nacional de luta contra a pobreza. Uma verdadeira emoção estar junto às pessoas e sentir que há aqui uma verdadeira relação de irmandade, declarou o primeiro-ministro português,segundo aRádio e Televisão Portuguesa.
Oito acordos foram assinados, no dia de ontem, entre os dois governos. Cooperação técnico-militar, alterações climáticas, energias renováveis, transportes e comunicações, educação, cultura e relações políticassão as áreas contempladas. De acordo como jornal moçambicano – CanalMoz, Portugal e Moçambique vão cooperar no combate às alterações climáticas e apostar nas tecnologias mais limpas, eficientes e nas energias renováveis. Na cultura prevê-se a realização de acções conjuntas de partilha de informação que visam o desenvolvimento mútuo das relações culturais entre os dois países. No sector da educação, estão previstas a criação de bibliotecas escolares e de várias acções para a promoção da leitura em escolas moçambicanas.