Elas ganham menos, mas têm iguais ou maiores qualificações. Campanha europeia quer acabar com a disparidade salarial
Elas ganham menos, mas têm iguais ou maiores qualificações. Campanha europeia quer acabar com a disparidade salarialas mulheres mais qualificadas recebem menos 169 euros que os homens. Para ganhar o mesmo, as portuguesas têm de trabalhar mais um mês. Os dados do gabinete de estatísticas da UE, Eurostat apontam para uma disparidade salarial de 9. 2 por cento em Portugal, divulga a Lusa.
Nos 27 Estados membros, a Estónia apresenta os piores dados, com uma diferença de 30. 3 por cento. a Itália é o país onde as mulheres são menos prejudicadas salarialmente (4. 9 por cento). a média europeia aponta para uma diferença de 18 pontos percentuais, entre o salário delas e o deles.
a União Europeia (UE) defende que a disparidade salarial resulta num desperdício de recursos para a sociedade e para o meio empresarial e vai lançar a segunda fase da campanha de luta contra a disparidade salarial, a 5 de Março. a diferença entre os salários é uma característica típica de um mercado de trabalho, onde se verifica uma segregação significativa, refere a UE.