Santiago de Compostela e Barcelona no roteiro das viagens de Bento XVI em 2010. Será a segunda visita do Pontífice a Espanha
Santiago de Compostela e Barcelona no roteiro das viagens de Bento XVI em 2010. Será a segunda visita do Pontífice a EspanhaO Papa visitará Santiago de Compostela a 6 de Novembro, no âmbito do ano Santo Jacobeu 2010. Um dia depois, em Barcelona, o Pontífice irá consagrar a catedral da Sagrada Família, obra do arquitecto catalão antonio Gaudí.
a segunda viagem do Santo Padre a Espanha decorre menos de um ano antes das Jornadas Mundiais da Juventude convocadas para Madrid, em agosto de 2011 e onde estará presente. Em 2006, o Papa visitou a cidade espanhola de Valência (leste), onde presidiu ao V Encontro mundial da Família.
O ano Santo Jacobeu é uma tradição que remonta ao século IX e que comemora a chegada a Espanha do apóstolo Tiago. É assinalada sempre que o dia de São Tiago (25 de Julho) coincide com um domingo. O último foi 2004, e os próximos serão 2010, 2021 e 2027.
No Vaticano, em Maio, será inaugurada uma exposição sobre Santiago de Compostela e seu primeiro arcebispo, Diego Gelmirez, que há 900 anos atrás, promoveu a construção da catedral. Estarão expostas também uma miniatura do famoso turíbulo da Catedral compostelana e uma cópia em galego do Código Callistino, um manuscrito do século XII que descreve as peregrinações ao túmulo de Tiago apóstolo.