apesar dos avanços verificados, a mulher angolana terá de enfrentar inúmeros problemas até conseguir a emancipação total. é necessário continuar a lutar
apesar dos avanços verificados, a mulher angolana terá de enfrentar inúmeros problemas até conseguir a emancipação total. é necessário continuar a lutarangola celebrou ontem, 2 de Março, o dia da mulher. a efeméride reconhece em particular a luta das angolanas pela independência do país contra a ocupação colonial portuguesa. Este ano, as mulhereseram convidadas a aproveitar a data para reflectir e debater os problemas que as afectam, assim como propor soluções, informa a angonotícias. O analfabetismo, a discriminação de género no emprego e a violência doméstica são algumas das questões a que a sociedade civil deve estar atenta.
O empenho do Estado no combate de atitudes discriminatórias para com o sexo feminino em angola e ou violações dos seus direitos é fundamental. É necessário criar condições para a sua protecção, pois a mulher angolana ainda tem um longo caminho a percorrer até conseguir a emancipação total. Trata-se de uma data importante para o povo angolano, comemorada num momento de consolidação da paz, reconstrução nacional, e luta por um maior equilíbrio de género nos vários níveis da sociedade. Recorda-se que a 8 de Março celebra-se o Dia Mundial da Mulher.