apenas por um voto, o Tribunal Constitucional aprovou a legalidade da pena de morte. Tal decisão mantém acesa na Coreia a polémica sobre esta matéria tão delicada
apenas por um voto, o Tribunal Constitucional aprovou a legalidade da pena de morte. Tal decisão mantém acesa na Coreia a polémica sobre esta matéria tão delicadaCinco dos nove juízes que compõem o Tribunal Constitucional votaram a favor e os restantes quatro contra. Na declaração final lê-se que o direito básico à vida deve ser respeitado, mas pode ser limitado pela Constituição em certos casos. O texto recorda também que a Constituição actual reconhece a pena de morte.
O Tribunal repetiu assim a decisão tomada em 1996, quando sete juízes votaram a favor da pena de morte. Em Junho do ano passado, o Ministério da Justiça declarou-se a favor da pena de morte no caso de um pescador acusado de matar quatro turistas. Durante a audiência, um oficial do Ministério afirmou que a pena de morte provou ser mais efectiva na prevenção de crimes do que a prisão perpétua.
Um inquérito realizado o ano passado pelo Ministério da Justiça revelou que 64 por cento da população está a favor da pena de morte, sobretudo depois da captura de dois autores de assassínios em série. Porém, dado que nenhum condenado à pena capital foi executado desde 1997, a amnistia Internacional designou em 2007 a Coreia como um país que aboliu na prática a pena de morte, se bem que teoricamente ela continue em vigor. Existem actualmente 59 condenados à pena capital, 46 dos quais estão detidos há mais de 10 anos.