Innocent Zimurinda é acusado de graves violações dos direitos humanos. Foi apontado como responsável pelo massacre de refugiados hutus, no norte-Kivu, em 2009
Innocent Zimurinda é acusado de graves violações dos direitos humanos. Foi apontado como responsável pelo massacre de refugiados hutus, no norte-Kivu, em 2009Cinquenta organizações de defesa dos direitos humanos congolesas e a norte-americana, Human Rights Watch, apresentaram formalmente queixa contra uma importante figura do exército congolês. Responsabilizam o tenente-coronel, Innocent Zimurinda, de graves crimes: massacres decivis, execuções sumárias, violações, e recrutamento de crianças, perpetrados pelas forças armadas comandadas por ele, desde 2007 até hoje. as organizações exigem que o tenente seja suspenso das suas funções até que sejam conhecidos os resultados de um inquérito judicial.
Tomamos esta medida não comum de apresentar queixa conjuntamente contra o tenente-coronel Zimurinda porque não podemos tolerar mais as exacções que ele continua a cometer contra os civis, declara Joseph Dunia, da organização Promoção da Democracia e Protecção dos Direitos Humanos. a responsável manifesta a sua preocupação perante os ataques contra os civis. Receia que estes continuem a ocorrer, caso as autoridades não tomem medidas rápidas.
Em Outubro de 2009, o relator especial das Nações Unidas para as execuções extrajudiciais apontou Zimurinda como oficial responsável pelo massacre dos refugiados ruandeses hutus, no norte-Kivu, em abril de 2009.