2314 pessoas já assinaram a petição «acabar com a pobreza, já». Os últimos subscritores são portugueses, mas há outros, de diferentes nacionalidades
2314 pessoas já assinaram a petição «acabar com a pobreza, já». Os últimos subscritores são portugueses, mas há outros, de diferentes nacionalidadesSimbolicamente, hoje, 2 de Março é lançada a petição no auditório da estação do Metro do alto dos Moinhos, em Lisboa. O programa prevê a realização dedois workshops, relacionados com as temáticas da petição: Pobreza Infantil e trabalho digno.
a petição está on-line durante 2010, ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social. além de poder ser assinado on-line, poderá sê-lo também em alguns eventos promovidos pela rede Cáritas em Portugal.
O objectivo é alcançar, pelo menos, 30 mil assinaturas em Portugal. Na Europa pretende-se conseguir um milhão de assinaturas. E no final do ano, a Cáritas Europa irá organizar um evento no qual irá entregar as assinaturas recolhidas ao Parlamento Europeu.
Esta petição apela ao fim da pobreza infantil na Europa, propõe a abrangência universal dos sistemas de protecção social, o acesso efectivo a serviços sociais e de saúde, e que se criem condições para que todas e todos possam ter um trabalho digno. 17 por cento da população europeia viva abaixo do limiar de pobreza. 19 por cento das crianças está em risco de pobreza.