é possível em Portugal ajudar instituições de solidariedade social com 0,5 por cento do imposto de cada um já liquidado – o Estado encarrega-se de aplicar essas verbas
é possível em Portugal ajudar instituições de solidariedade social com 0,5 por cento do imposto de cada um já liquidado – o Estado encarrega-se de aplicar essas verbasUm gesto simples que não custa nada e pode fazer a diferença. É esta a ideia que diferentes organizações não-governamentais portuguesas defendem, no momento em que muitos portugueses preparam a entrega da sua declaração de IRS.
Neste documento é possível ajudar cada instituição com 0,5 por cento do imposto já liquidado – o Estado encarrega-se de entregar as verbas destinadas a cada organização escolhida pelos contribuintes portugueses. Para isso, assinala-se no quadro 9 do anexo H do documento o número de contribuinte dessas instituições.
Numa época em que as redes sociais são veículo de informação privilegiado, várias destas organizações apostam nelas para a divulgação de aspectos como estes. a aMI, por exemplo, pede aos interessados que, para além de preencherem o tal quadro 9 com o seu número 502744910, o e-mail seja enviado a todos os seus amigos. Também a Liga Portuguesa Contra o Cancro (nº 500967768) apela a que seja entregue esse valor sem qualquer encargo. a Liga quer ser mais proactiva na área do apoio social, devendo para isso ir ao encontro da pobreza envergonhada. É possível ainda destinar para os projectos de cooperação e desenvolvimento da Oikos (nº 502002859).
Para além destas instituições particulares de solidariedade social ou pessoas colectivas de utilidade pública, é sempre possível consignar estes 0,5 por cento do IRS para instituições religiosas, indicando também o número fiscal das mesmas.