Proposta para reflexão do mês de Março, no calendário meditado, pelo padre Ramón Cazallas, neste ano europeu de combate à pobreza e exclusão social
Proposta para reflexão do mês de Março, no calendário meditado, pelo padre Ramón Cazallas, neste ano europeu de combate à pobreza e exclusão social a fome tem rosto feminino e de criança, lembra o missionário da Consolata, neste mês de Março. a dignidade, os direitos e o modo como são tratadas é, muitas vezes, injustamente, diferente.
apesar do grande progresso feito na educação e desenvolvimento da mulher, nos países pobres, o desenvolvimento das raparigas e das mulheres é geralmente desproporcionado em relação ao dos rapazes e dos homens;as raparigas e as mulheres são em geral, tratadas injustamente, faz notar Ramón Cazallas.
Os maus tratos, a negação às filhas do direito à herança, a opressão das viúvas em nome de tradição, os casamentos forçados, a excisão, o tráfico de mulheres e tantos outros abusos, tais como a escravidão sexual e o turismo sexual são situações que ainda hoje se repetem. a Igreja, no Sínodo para África, condena estas práticas e desenvolve esforços para ultrapassar as injustiças.
a formação humana e integral para mulheres, a criação de casas de abrigo para meninas abusadas e mulheres que procuram refúgio, a luta pelo fim do tráfico de mulheres a constituição de comissões diocesanas para tratar destes assuntos são propostas dos padres sinodais para alterar a situação.
Primeiras vitimas das injustiças
O missionário da Consolata lembra que as crianças são as primeiras vitimas das injustiças da má distribuição dos bens e das riquezas de mundo. O Sínodo para África convida as Igrejas locais a dedicarem uma especial atenção aos mais novos que se encontrem em situação de grande vulnerabilidade e que nas escolas católicas recebam a Palavra de Deus, apoio psicológico, a cultura da justiça e da paz, e aprendam uma profissão de modo que possam vir a ser membros bons e saudáveis da sociedade.