O apelo é feito pelo membro de uma comunidade indígena que necessita do rio para viver. Em Novembro, seis morreram devido à fome
O apelo é feito pelo membro de uma comunidade indígena que necessita do rio para viver. Em Novembro, seis morreram devido à fome a fome atingeos povos autóctonesdo vale do Omo, na Etiópia. as populações locais queixam-se da seca e da redução do nível de água do rio. a chuva fez-se rara nos últimos três anos e os indígenas não têm como regar os seus terrenos agrícolas. Os Kwegu, pequeno grupo de caçadores,são osmais afectados.com o rio quase seco, deixa de haver peixes que são o sustento desta tribo. Duas crianças e quatro adultos morreram à fome, em Novembro passado, revela a agência Survival.
O projecto Gibe que levou à construção de várias barragens na região agravou ainda mais a situação. O Gibe III já está na terceira fase de implementação e prepara-se para ser a segunda maior barragem hidroeléctrica de África. Observadores e peritos consideram que a gigantesca estrutura tem tido um forte impacto no rio e, consequentemente, na vida das comunidades indígenas. abram a barragem e deixem a água correr, apela um membro Kwegu. O governo, envolvido no projecto, alega que este vai permitir colmatar falhas energéticas da Etiópia e dos países vizinhos, além de impedir possíveis inundações em época de cheias.