Semana nacional da Caritas inicia segunda-feira, 1 de Março. Dela fazem parte a recolha de 30 mil assinaturas para petição europeia, peditório e outras iniciativas
Semana nacional da Caritas inicia segunda-feira, 1 de Março. Dela fazem parte a recolha de 30 mil assinaturas para petição europeia, peditório e outras iniciativas a semana acontece com o objectivo de sensibilizar os portugueses para a responsabilidade de cada um na construção da solidariedade e de uma sociedade cada vez mais justa, disse à Lusa o presidente da Caritas, Eugénio da Fonseca. Colóquios, encontros de reflexão, exposições, um peditório público e a recolha de assinaturas para uma petição são algumas das iniciativas que decorrem em todo o país de segunda-feira a domingo, no âmbito da Semana Nacional da Caritas.
Na terça-feira, a Caritas vai dar início formal à subscrição pública de uma petição que a Caritas Europa elaborou para ser presente no fim deste ano ao Parlamento Europeu . Pretende-se que os políticos que olhem para a pobreza infantil. a petição pede ao parlamento que discuta e encontre soluções adequadas a nível europeu para quatro grandes questões: a pobreza infantil – que incompreensivelmente está a aumentar neste continente -, o acesso à protecção social, o acesso aos cuidados de saúde para todos e o acesso ao trabalho digno, explicou Eugénio Fonseca.
Portugal, referiu o responsável, ficou com a responsabilidade de conseguir 30 mil assinaturas . a iniciativa vai ser lançada em Lisboa. Iremos estar terça-feira, na estação de metro do alto dos Moinhos, em Lisboa, a receber as pessoas que queiram subscrever esta petição. Durante a manhã haverá um debate sobre pobreza infantil e da parte da tarde outro sobre trabalho digno , explicou Eugénio Fonseca.
Das várias iniciativas que vão decorrer um pouco por todo o país durante esta semana, o presidente da entidade destaca a Feira Ecológica, da responsabilidade da Caritas Diocesana de Setúbal, que se realiza entre quinta-feira e domingo. a solidariedade também passa, e cada vez mais, por preocupações com ambiente, solidariedade ecológica. a feira conta com a participação de várias instituições que se dedicam a esta área para mostrar à população como pode aproveitar melhor, sem desperdício, os recursos da Natureza, referiu. O peditório nacional decorrerá entre quinta-feira e domingo.