Semana nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica quer afirmar «o contributo da EMRC na valorização do meio escolar»
Semana nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica quer afirmar «o contributo da EMRC na valorização do meio escolar» a partir do conhecimento crítico da cultura actual , o objectivo é (re)valorizar a nossa identidade, promovendo o sentido cristão no compromisso com a vida , adiantam os responsáveis pela Semana da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). a semana decorre de 22 a 26 de Março.
O desconhecimento do património cristão constitui um deficit para uma recta compreensão e leitura crítica não só da nossa história e da nossa herança cultural, como também das imagens e mensagens veiculadas, aqui e agora, pela nossa cultura actual, com os seus novos meios e métodos e com as suas novas roupagens e linguagens , salienta a equipa. Por isso as actividades a realizar durante a semana da disciplina devem fazer brotar uma confiança capaz de ultrapassar medos e de contagiar na alegria e na esperança todos os que buscam uma vida com sentido .
Os responsáveis propõem que seja efectuado um levantamento e apreciação crítica dos vestígios do património cultural cristão, latentes e patentes nos meios de comunicação social e em várias expressões culturais: cinema, música, literatura, publicidade e ciberespaço. Os alunos são convidados a encontrar exemplos onde a linguagem religiosa resiste, persiste e pervive, para lá do limite de validade que muitos lhe quiseram dar.