O rosto de Cristo ficou brilhante como o sol, e as suas vestes ficaram duma brancura refulgente, lê-se no Evangelho de São Mateus 17,2
O rosto de Cristo ficou brilhante como o sol, e as suas vestes ficaram duma brancura refulgente, lê-se no Evangelho de São Mateus 17,2Quando eu era garoto, morreu na minha terra uma jovem bonita. Não tinha família, andava pelos vinte e poucos anos e era esmeradíssima na sua pertença à acção Católica. Más notícias comunicaram-lhe um dia que pouco tempo viveria, por causa dum cancro que a minava. Quando chegou para ela o fim dos tempos cá na terra, disse ela a um grupo de amigas que a visitavam todos os dias: Quando eu morrer, peço-vos encarecidamente que laveis o meu corpo de maneira impecável, pois quando eu chegar ao pé do meu Senhor Jesus lá no Céu, não quero que Ele encontre em mim nada de menos agradável ao seu amor divino.
Contemplamos na liturgia do segundo Domingo de quaresma a Transfiguração do Senhor Jesus diante dos três apóstolos: Pedro, Tiago e João. a beleza do Messias era tão perfeita que Pedro tartamudeou um palavreado com pouco jeito. Coitados, pelos vistos sentiam-se tão felizes ali diante da beleza fulgurante do Filho de Deus, que Pedro já nem se ralava de ficar ali pelos séculos dos séculos. E, depois, a voz do Pai anunciando: Este é o meu Filho muito amado, no qual eu pus todo o meu enlevo. Escutai-O!. a verdade extraordinária que, às vezes, em nós só bruxuleia no meio das desandanças desta vida, é que também a nossa face, e todo o nosso corpo e alma brilharão um dia na casa da família inteira do Pai, tal e qual como a face de Jesus no Monte da Transfiguração. Consistirá precisamente nisso a nossa felicidade no Céu: o nosso corpo e a nossa alma vão absorver a Luz de Deus, que, é como quem diz, o reflexo da sua divindade. É isso que fará de nós bem-aventurados para sempre e sem medida. (ver a segunda oração eucarística da Missa).
Surge uma pergunta: o que é que nos há-de preparar para sermos capazes de absorver essa divina Luz inacessível, de que fala Santo agostinho? Ora bem! Os pecados de toda a humanidade foram purificados pelo sangue derramado por Jesus na cruz. Do mesmo modo, todos os nossos sofrimentos, se os oferecemos a Deus, purificam a nossa alma e assim a preparam para receber a Luz de Deus no Céu. Mas o sofrimento oferecido por nós não purifica simplesmente a pessoa de cada um de nós. Porque somos membros do Corpo de Cristo, todo o sofrimento oferecido por nós serve também para purificar toda a Igreja, a esposa amada de Cristo, tornando-a mais bela e mais cheia de graça. Mais ainda, e muito interessante: uma das finalidades do Sacramento dos Doentes é também a de purificar o corpo de quem o recebe para ficar mais apto a receber a Luz de Deus na eternidade: quanto mais purificados, mais capazes seremos de receber a Luz de Cristo. Filhos amados de Deus pelo Baptismo, da Luz fulgurante do Senhor receberemos e gozaremos a felicidade com que, lá no fundo, todos sonhamos – graça que o amor activo do Espírito Santo prepara em nós.
Tempo primaz de todos os tempos para desenvolvermos a nossa vida da graça é a Quaresma, quando passada de olhos fixos na cruz e coração concentrado na Luz resplandecente da glória do Filho de Deus.como no caso da Virgem Maria em Fátima, que os Pastorinhos descreveram como Uma Senhora mais brilhante que o sol. E, mais do que simplesmente por carambola, mas por decisão firme, trabalharmos para conduzir muitas outras pessoas a essa mesma Luz.