Governo coreano abriu a primeira prisão, a 22 de Fevereiro, na cidade de Chonan, a sul da capital Seul, para acolher apenas reclusos de nacionalidade estrangeira
Governo coreano abriu a primeira prisão, a 22 de Fevereiro, na cidade de Chonan, a sul da capital Seul, para acolher apenas reclusos de nacionalidade estrangeiraO aumento dos crimes praticados por estrangeiros verificado nos últimos anos justifica a abertura deste centro prisional, afirmou o ministro da Justiça, Lee Kwi-nam, no discurso de inauguração do novo estabelecimento prisional, acompanhado por vários diplomatas estrangeiros. Todos os reclusos serão tratados por igual, independentemente do seu contexto cultural e religioso, na observância dos valores universal dos direitos humanos.
O número de reclusos estrangeiros aumentou de 350, em 1999, para 1. 800, em 2008. Para dar uma resposta adequada a este fenómeno, o governo decidiu transformar o centro de correcção juvenil de Chonan nesta nova prisão, localizada a 80 quilómetros da capital. Dos 1. 504 reclusos estrangeiros, espalhados pelas prisões do país, 587 foram transferidos para a nova prisão e são provenientes de 27 países.
Os seus funcionários estão preparados para ajudar os reclusos de várias maneiras, sobretudo através do domínio de várias línguas, nomeadamente o chinês, russo, vietnamita, espanhol, mongol e inglês. O centro prisional proporciona também o acesso a aulas culturais e ao ensino de várias profissões. Para tal, a prisão tem em vigor um projecto de colaboração com a Universidade de Dankook, que está a colaborar com vários reclusos para se adaptarem à sociedade coreana, após a sua libertação. a maioria foi parar á cadeia pouco tempo após a sua entrada na Coreia.
a prisão acolhe somente reclusos do sexo masculino. as mulheres são transferidas para o centro feminino de correcção, de Cheongju, até que sejam criadas novas instalações para as acomodar de forma mais digna.