a FIF a garante que tudo estará pronto para o início do campeonato, apesar dos atrasos. Treinadores das selecções manifestam apoio à África do Sul
a FIF a garante que tudo estará pronto para o início do campeonato, apesar dos atrasos. Treinadores das selecções manifestam apoio à África do SulO secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFa), Jerome Valcke, declarou, ontem, que a África do Sul não estava preparada para receber o mundial de Futebol. Faltam três meses para o início do campeonato e verificam-se muitos atrasos na preparação do evento.
Os olhares recaem particularmente sobre o Soccer City, em Joanesburgo. O estádio onde decorrerá o primeiro e último jogo ainda não está concluído. Também não estão definidos os locais onde ficarão alojadas as32 selecções participantes. Se a pergunta for: poderíamos ser anfitriões do Mundial amanhã? a resposta é não, afirmou o responsável da FIFa, segundo a comunicação social internacional. Mas, tudo estará pronto a tempo, nem que tenhamos que trabalhar dia e noite, assegurou em relação ao tempo que escassa.
Treinadores das várias selecções apoiam a realização do primeiro campeonato mundial de futebol em África. Segundo o site da FIFa, reconhecem as dificuldades, mas não duvidam do sucesso que pode alcançar. Todas as populações do planeta têm o direito de receber a Copa do Mundo, que, pelo seu grande nível de organização e desenvolvimento, estava cada vez mais afastada dos países com menos recursos, afirmou Oscar Tabárez, treinador do Uruguai. adoro o país. Dá para ver como todos estão orgulhosos de organizarem a Copa do Mundo e como as pessoas se divertem, garante o alemão, Joachim Low. Estamosem África e não na alemanha. Pode ser que não seja o mesmo, mas não significa que não vá ser um sucesso. Pelo contrário: é um desafio para todos, e não tenho dúvidas de que terá êxito, considera o francês, Raymond Domenech.
Na mesa surge ainda outra questão: os interesses económicos ligados ao campeonato. O ministro do turismo exigiu a realização de um inquérito sobre o preço de quartos de hotéis, considerados demasiado elevados pelos observadores.