«Quaresma é tempo de abrir o coração ao outro, particularmente ao mais frágil, criando uma atitude de escuta para identificar a suas necessidades e para ir ao encontro delas»
«Quaresma é tempo de abrir o coração ao outro, particularmente ao mais frágil, criando uma atitude de escuta para identificar a suas necessidades e para ir ao encontro delas»Os membros do Fórum das Organizações Católicas para a Imigração (FORCIM) lançam o olhar para a realidade migratória do nosso país, a qual pela sua complexidade provoca a reflexão e orienta para o caminho da conversão. Na mensagem para esta Quaresma, os responsáveis lembram que a crise global está a obrigar muitos a sair da sua terra e a procurar uma vida melhor.
No contexto do ano europeu de luta contra a pobreza e exclusão social e do ano internacional de encontro de culturas, o FORCIM faz notar a existência de casos de injustiça, exclusão, marginalização, racismo e xenofobia que, continuam a verificar-se em relação aos que aqui se fixaram. além dos imigrantes que vivem no país, não podemos esquecer os compatriotas que, pelos motivos referidos e especialmente por causa do desemprego, se viram forçados a abandonar a pátria, sonhando com países como a Inglaterra, a Suíça, o Luxemburgo, a França, angola.
O tempo de Quaresma deve servir para escutar os apelos daquela justiça que se funda em Deus que criou todos e todas iguais em dignidade e direitos, mas negada pela injustiça da má distribuição da riqueza que provoca tantos pobres no mundo. é também tempo de ir ao encontro do mais frágil e ajudá-lo a ultrapassar as necessidades, refere o FORCIM. Renovando e imitando neste caminho quaresmal a atitude de Jesus para com os pobres, na escuta dos seus anseios de justiça, acolhimento e partilha, chegaremos à celebração da Páscoa na alegria e na certeza da fé de que já vivemos ressuscitados com Ele, salienta a mensagem.
O FORCIM é constituído pela Capelania dos Imigrantes africanos, Capelania Nacional dos Imigrantes Ucranianos, Capelania dos Brasileiros, Caritas Portuguesa, Centro Padre Alves Correia (CEPaC), Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Serviço Jesuíta aos refugiados (JRS), Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Comissão Nacional Justiça e Paz, Fundação ajuda à Igreja que Sofre (FaIS), Comissão Episcopal da Mobilidade Humana (CEMH), Comissão de apoio às Vítimas de Tráfico de Pessoas (CaVITP), agência Ecclesia.