Pela primeira vez em África, um povo indígena é indemnizado pelas injustiças de que foi alvo no passado. Os direitos territoriais indígenas são pouco respeitados
Pela primeira vez em África, um povo indígena é indemnizado pelas injustiças de que foi alvo no passado. Os direitos territoriais indígenas são pouco respeitadosEstamos contentes porque a Comissão africana finalmente reconheceu os males que nos foram causados há já vários decénios, declarou Kipsan Kipkazi, membro do Conselho dos Endorois, citado pelaorganização Survival. O povo nómada do Quénia foi injustamente expulso do seu território nos anos 1970, para dar lugar à reserva nacional do lago de Bogoria. a zona é, hoje, considerada património mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Recentemente, a Comissão da União africana resolveu remediar o erro. O tribunal para os direitos humanos e povos ordenou que fossem restituídos os direitos de propriedade sobre as terras aos indígenas, assim como o acesso ilimitado às mesmas. Mais ainda,deverão ser indemnizados. Trata-se de uma situação excepcional no continente africano. Os direitos territoriais indígenas não são habitualmente reconhecidos.