Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama completou 70 anos da sua entronização. O líder espiritual do Tibete é designado pelo seu povo por Kundun , a presença
Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama completou 70 anos da sua entronização. O líder espiritual do Tibete é designado pelo seu povo por Kundun , a presença O Dalai Lama está muito preocupado com o destino dos tibetanos, porque as delegações que, há vários anos, tentam dialogar com Pequim uma solução para o Tibete não têm conseguido nada , afirma Claudine Vernier-Palliez. a autora francesa que esteve com o líder tibetano, de 74 anos, em Dharamsala, na Índia, em Janeiro, contou à Lusa algumas facetas do líder dos monges tibetanos. Ela é também a autora de vários livros com entrevistas e ensinamentos do líder no amílcar.
É um homem fora do comum que continua a ser capaz de fazer como rotina sessões de ensinamento durante oito horas seguidas, ao longo de vários dias , como aconteceu em Janeiro perante 50 mil pessoas em Bodh Gaya, na Índia, refere. Levanta-se todos os dias às três da manhã, não importa em que sítio do mundo se encontre, e começa sempre por fazer 108 prostrações , número sagrado para os tibetanos, conta a francesa.
Depois o Dalai Lama medita durante hora e meia ou duas horas. Depois, estuda, porque é um dos grandes chefes espirituais do mundo mas continua a aprender e a aprofundar os seus profundos conhecimentos . Ouve notícias, lê jornais, recebe as muitas pessoas que chegam a Dharamsala e, também, os refugiados tibetanos que chegam em lágrimas do seu país , salienta a autora de a Presença e o amílcar (a sua primeira obra sobre o Dalai Lama).
Claudine Vernier-Palliez garante que para o líder dos tibetanos no amílcar é a compaixão que pode vencer a China . Uma predição tibetana diz que o actual dalai lama será o último. Ele responde muitas vezes: Não sei. Porém, se o meu povo precisar de um décimo quinto dalai lama, procurar-me-ão e encontrar-me-ão. Se não precisarem, eu voltarei – mas eles não saberão , explica a autora que o questionou, também, sobre isto.