é necessário fazer rastreios de prevenção dos maus tratos nos serviços de saúde
é necessário fazer rastreios de prevenção dos maus tratos nos serviços de saúdeOs profissionais de saúde podem identificar as situações (de violência) numa fase ainda precoce, defende Maria Neto, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESenfC). a docente lidera o projecto (O)Usar & Ser Laço Branco defende que o rastreio à violência deve ser efectuado nos centros de saúde, adianta o Diário de Coimbra. É preciso fazer acordar os serviços de saúde para a ajuda que podem dar para resolver a situação, afirmou, frisando tratar-se de um grave problema de saúde pública.
Maria Neto salienta que a violência no namoro é um produtor de violência doméstica. apesar de terem morrido, em 2009, menos mulheres, vítimas de violência doméstica, o facto é que eram jovens, algumas das quais namoradas.
E daí a importância da prevenção junto dos jovens. apesar do aumento do nível de escolaridade dos jovens em relação aos pais, constatamos que os mitos se mantêm, afirmou Maria Neto, evidenciando que muitos confundem o ciúme com manifestação de amor e acham a masculinidade hegemónica perfeitamente aceitável.