a directora da UNESCO lembrou a importância da diversidade de línguas no mundo.como importante elemento na aproximação entre culturas, todas devem ser respeitadas
a directora da UNESCO lembrou a importância da diversidade de línguas no mundo.como importante elemento na aproximação entre culturas, todas devem ser respeitadas a língua materna, que é usada nas primeiras palavras e expressão dos pensamentos individuais é o fundamento da história e da cultura de cada indivíduo, afirmou a directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). No seu último comunicado, Irina Bokova lembrou a importância da primeira língua que cada pessoa aprende. Um factor de grande peso no desenvolvimento das crianças, pois o sucesso escolar depende do idiomaem que as aulas foremleccionadas. a 21 de Fevereiro, ontem, celebrou-se o dia mundial da língua materna.
O conceito é complemento do multilinguismo e diversidade cultural, promovidos pela UNESCO. Neste ano de aproximação entre culturas a língua materna, enquanto vector da compreensão e tolerância, ganha uma importância redobrada. O respeito de todas as línguas é um factor chave para que possa ser assegurada a coexistência pacífica, sem excepção, das sociedades e, no seu seio, de todos os seus membros. assim sendo, a aprendizagem de línguas estrangeiras deve ser uma prioridade na definição das políticas educativas e culturais. No mundo, contabilizam-se perto de sete mil línguas conhecidas. Só na Europa,há cerca de 225.