a Quaresma alerta-nos para a necessidade de pensar sobre a vida e aquilo que nos rodeia. a privação favorece a reflexão, tão necessária à vivência do ser humano, recorda aventino Oliveira
a Quaresma alerta-nos para a necessidade de pensar sobre a vida e aquilo que nos rodeia. a privação favorece a reflexão, tão necessária à vivência do ser humano, recorda aventino OliveiraTem início hoje a primeira semana da Quaresma. Um período de preparação para a Páscoa, em que é celebrada a ressurreição de Jesus.começa na Quarta-feira de Cinzas e prolonga-se por quarenta dias, até à Semana Santa. Jejum e abstinência são praticados pela maioria dos fiéis, mas importa que realmente se entenda qual o seu verdadeiro sentido. É tempo de reflexão e conversão.
O jejum faz parte daquilo que chamamos sacrifício. ajuda-nos a fortificar a nossa decisão, a capacidade de dizer sim aquilo que é bom e de renunciarmos aquilo que não devemos fazer, explica aventino Oliveira. Há ainda uma razão social. No mundo, mais de um bilhão de pessoas sofrem de fome. O jejum e a abstinência mostram a nossa vontade de fazer alguma coisa. Lembrar estes nossos irmãos e irmãs e ajudá-los. O missionário da Consolata exemplifica: Uma pessoa que almoça no restaurante todos os dias; se durante a Quaresma reduzir de 15 para 10 euros o seu gasto, já fica com algum dinheiro para ajudar os pobres, aqui ou em outra parte do mundo.
Se nós fazemos bem a uma parte, todo o corpo ganha. Na vida espiritual também. ao insistirmos sobre uma virtude então fortificamos as outras. O jejum é algo simbólico. O sacrifício pode ir muito além da privação de carne; consiste em a pessoa renunciar aquilo de que realmente gosta ou fazer algum acto de caridade.
Outra coisa muito importante na Quaresma é a escuta do Espírito Santo, afirma aventino Oliveira.com a privação a pessoa concentra-se mais em si própria e tem oportunidade para fazer uma auto-avaliação. Recorda palavras de um filósofo: O homem é aquilo que pensa. Se não houver reflexão, é muito difícil mudarmos seja o que for na nossa vida, considera o sacerdote. Contudo, consumismo é palavra de ordem na sociedade actual; não há tempo para pensar. Vivemos numa sociedade que nos está sempre a impingir coisas, como se fossem necessidades. E esquecemos que nós é que tempos de tomar as decisões na nossa vida. a Quaresma alerta-nos: Pára, faz deserto em volta de ti. Reflecte na tua vida, olha para o que és e o que fazes.