“Senhor, Vós concedeis aos vossos fiéis a graça de se prepararem, na alegria do coração purificado, para celebrar as festas pascais” (prefácio I da Quaresma)
“Senhor, Vós concedeis aos vossos fiéis a graça de se prepararem, na alegria do coração purificado, para celebrar as festas pascais” (prefácio I da Quaresma)Recordo um amigo meu que, a uma certa altura, não se sentia muito bem de saúde. amigos seus aconselharem-no a ir imediatamente ao médico. Isto não é nada, dizia ele. Há-de passar. Infelizmente a coisa agravou-se e ele… passou mesmo. Diz-nos a ciência médica que, de vez em quando, devemos sujeitar-nos a um check-up, a uma revisão geral do nosso sistema, para controlar a situação da nossa saúde. Pode haver anomalias como colesterol, veias e artérias parcialmente entupidas, músculos atrofiados, coração em dificuldade ou outros problemas. Por assim dizer, como se faz com um automóvel, se queremos que ele funcione sem percalços. O médico pode receitar-nos, para a nossa saúde, medicamentos, exercício para estabilizar o coração e tornar maleáveis os músculos e, não raramente, uma dieta benéfica.
Não é exagero dizer que a Quaresma é para o cristão um tempo de check-up, de revisão do sistema espiritual. Pode parecer uma maçada, uma dificuldade a evitar. Mas temos de ser sinceros e lógicos: há tantos altifalantes e ideologias que, de todos os lados, continuamente gritam aos ouvidos do nosso coração para fazermos o que eles querem: qualificarem as nossas decisões segundo os planos que eles prepararam.
No exame médico, o doutor receita medicamentos. É um dos pontos da nossa Quaresma: medicamentos para sarar as anomalias do nosso espírito: vida espiritual bem regrada pela leitura da Palavra de Deus, sacramentos e contacto com Deus na oração são medicamentos eficazes. Para o coração e os músculos temos de fazer exercício. O exercício da virtude, também para com o próximo, especialmente os mais pobres, faz parte da bagagem da Quaresma. Produzirá uma maleabilidade no uso das nossas qualidades. a dieta espiritual, isto é, o esforço para evitar os trambolhões pecaminosos e os apetites negativos, leva-nos a mais facilmente praticar o bem.
Como será possível praticar este controlo da nossa vida material, psíquica e espiritual durante a Quaresma? Um apontador bem qualificado é a explicação do profeta Oseias. a partir da situação familiar deste profeta, cuja esposa resvalara para o adultério, Deus ensina-nos a Sua e a nossa atitude nas nossas situações de pecado e inanidade espiritual. Do seu povo de então, figurado na esposa adúltera, diz Deus: É assim que vou seduzir a minha esposa: conduzi-la-ei ao deserto e lá falarei ao seu coração (Oseias 2, 16). É isto a Quaresma: fazer deserto na nossa vida de todos os dias, deserto onde Deus fala ao nosso coração. Lá, escutaremos a Palavra que o Senhor nos diz. Fazer deserto para escutar, para executar as mudanças necessárias. Para isso, coração aberto e atento.