No encontro de início de Quaresma com o clero de Roma, Pontífice defendeu que pecado não é solidariedade, mas ausência da mesma
No encontro de início de Quaresma com o clero de Roma, Pontífice defendeu que pecado não é solidariedade, mas ausência da mesma Na mentalidade corrente se diz: mentiu, mas é humano, roubou, é humano. Mas esse não é autêntico ser humano, afirmou Bento XVI. O verdadeiro ser humano significa ser generoso, buscar a justiça, a prudência, a sabedoria para ser a imagem de Deus , defendeu o Santo Padre.
aos sacerdotes, o bispo de Roma disse que o presbítero deve ser homem, viver a verdadeira humanidade e o humanismo, ter a formação das virtudes, desenvolver sua inteligência, seus afectos . O seu papel passa por ajudar os que estiverem feridos pelo pecado a sair do obscurantismo da própria natureza , com a ajuda de Cristo.
O Papa abordou ainda o termo obediência, e que não é bem entendida nos tempos de hoje porque é lida como uma imposição dos outros sobre nossa vontade . Bento XVI diz que a vontade de Deus não é tirânica, não está fora do nosso ser . Para o Pontífice, a obediência a Deus é a verdadeira liberdade porque é a divinização do nosso ser .