aos jornalistas, Dalai Lama declarou estar feliz por se ir encontrar com o presidente norte-americano Barack Obama. Mas recusou responder a perguntas sobre o encontro
aos jornalistas, Dalai Lama declarou estar feliz por se ir encontrar com o presidente norte-americano Barack Obama. Mas recusou responder a perguntas sobre o encontroO líder espiritual dos monges tibetanos parte esta terça-feira, 17 de Fevereiro, de Dharmsala, onde reside há 50 anos, para Nova Deli. Daí seguirá para Washington, no dia seguinte, quarta-feira. E na quinta, 19 de Fevereiro, será recebido na Casa Branca.
a audiência será muito importante para o Tibete e para reforçar o compromisso dos Estados Unidos da américa na defesa dos direitos humanos, adiantou o enviado especial do Dalai Lama, à saída da Casa Branca. a China tem pressionado os Estados Unidos da américa a cancelar esta reunião, mas o porta-voz de Washington já veio dizer que Obama receberá o líder religioso , naquele que será o terceiro encontro entre as duas figuras em seis anos.
No entanto, observadores consideram que o facto de o presidente dos Estados Unidos da américa receber o líder e espiritual dos tibetanos irá agravar as já deterioradas relações sino-americanas. a resolução dos impasses dos programas nucleares da Coreia do Norte e do Irão, as questões bilaterais nos domínios da economia, defesa e ambiente poderão ser afectadas.