O bispo do Porto enalteceu a presença de tantos jovens no encontro ibérico de Taizé. é importante que tenham possibilidade de se «unirem em volta do Evangelho»
O bispo do Porto enalteceu a presença de tantos jovens no encontro ibérico de Taizé. é importante que tenham possibilidade de se «unirem em volta do Evangelho»À Fátima Missionária, o prelado afirmou que é básico que os jovens tenham possibilidade de se encontrar, rezar em conjunto, fazer a sua própria partilha e unirem-se em volta do Evangelho e presença cristãs fortes. a juventude tem uma linguagem e cultura própria dentro da cultura geral. Precisa de ter ritmos de encontro e reconhecimento mútuo porque é a partir de aí que as coisas nascem, considera Manuel Clemente. Foi muito bom, até porque nesta altura do ano, com tanto frio pela Europa e Portugal, acabou por acontecer um encontro muito caloroso.
O prelado esteve presente num dos váriosworkshopsorganizados pela comunidade Taizé. Num diálogo subordinado ao tema É possível a alegria, esclareceu dúvidas dos jovens presentes. É possível ser moderno e ser cristão?, No futuro, poderá somente haver cristãos?, foram algumas das questões que orientaram a conversa. Manuel Clemente lembrou que o ecumenismo é uma questão de futuro, não vamos voltar ao que éramos. Se nós praticarmos verdadeiramente a oração que Jesus nos ensinou, vamos encontramos o fundamental, disse aos jovens. Ouça parte da entrevista