Museu de arte sacra e Etnologia de Fátima retoma iniciativa das tertúlias, uma vez por mês. Primeira é já a 26 de Fevereiro, às 21h35
Museu de arte sacra e Etnologia de Fátima retoma iniciativa das tertúlias, uma vez por mês. Primeira é já a 26 de Fevereiro, às 21h35Fátima e o turismo religioso, é o tema da primeira tertúlia de 2010. a convidada é Graça Poças Santos, do Instituto Politécnico de Leiria, cuja tese de dissertação de Doutoramento apresentada em Coimbra tem por título Espiritualidade, Turismo e Território: estudo geográfico de Fátima.
Neste estudo, a investigadora procurou delinear um retrato dos peregrinos e turistas de Fátima e perceber até que ponto antigas práticas como as peregrinações são ainda hoje levadas a cabo e se confundem com o turismo moderno, originando um turismo religioso.
Uma certa heterogeneidade nos visitantes do santuário e a confirmação do papel desempenhado por este altar do mundo enquanto pólo aglutinador de formas tradicionais e modernas de religiosidade conduziram a investigadora a definir o santuário mariano de Fátima como Igreja matriz de Portugal.
as Tertúlias no museu, uma parceria entre o MaSE e a Junta de Freguesia de Fátima, decorrem todas as últimas sextas-feiras de cada mês. Nesta segunda edição, cada tertúlia conta com umapontamento musical. a entrada é livre.