apesar de ter durado pouco mais de uma hora, a visita que o Santo Padre realizou ao Centro da Cáritas diocesana foi intensa e comovida
apesar de ter durado pouco mais de uma hora, a visita que o Santo Padre realizou ao Centro da Cáritas diocesana foi intensa e comovida a visita teve como objectivo encorajar não só os católicos, mas todos os homens de boa vontade, em particular os que têm responsabilidades na administração pública e nas diversas instituições, a empenharem-se na construção de um futuro digno do homem , redescobrindo na caridade a força propulsora para um autêntico desenvolvimento e para a realização de uma sociedade mais justa e fraterna.
O homem – assinalou o Pontífice – não tem apenas necessidade de ser materialmente ajudado a superar os momentos de dificuldade. Precisa também de saber quem é e de conhecer a verdade sobre si mesmo, sobre a sua dignidade. a Igreja, com o seu serviço a favor dos pobres, está portanto empenhada em anunciar a todos a verdade sobre o homem, amado por Deus, criado à sua imagem, redimido por Cristo e chamado à comunhão eterna com Ele, afirmou.
Bento XVI salientou o trabalho de gratuitidade dos que ali trabalham e defendeu que o albergue da Cáritas, a funcionar há 23 anos, constitui para a Igreja de Roma uma preciosa ocasião para educar nos valores do Evangelho, colaborando com outras instituições, no apoio necessário. O Papa exprimiu a esperança que esta fecunda sinergia se estenda também a outras realidades da cidade, em particular nas zonas onde mais se advertem as consequências da crise económica e maiores são os riscos da exclusão social.