é com muita dificuldade que os imigrantes conseguem os documentos. alguns chegam a desistir. Há menores a viver em condições precárias no norte de França
é com muita dificuldade que os imigrantes conseguem os documentos. alguns chegam a desistir. Há menores a viver em condições precárias no norte de FrançaRefugiados africanos e do Médio Oriente, em Calais – França, aguardam desesperadamente pelos documentos que regularizam a sua situação. Durante esse tempo, são obrigados a suportar o frio gelado de um inverno rigoroso. Vivem debaixo da ponte, com a esperança de dias melhores. Isto, apesar da legislação garantir o direito ao alojamento aos que respeitam os procedimentos legais, revela a agência das Nações Unidas para os Refugiados. as autoridades alegam que não existem locais suficientes e que é necessário dar prioridade às famílias com crianças.
as pessoas que saem do seu país de origem por motivos de perseguição política, religiosa ou étnica têm direito ao estatuto de refugiado. Porém, as normas do regulamento de Dublin II determinam que o pedido de asilo tem de ser feito no país de entrada na Europa. Muitos deles acedem ao velho continente pela Grécia, onde obtêm o título com muitas dificuldades.
Em Calais, existem cerca de 30 pessoas nesta situação. Grande parte concentra-se nesta localidade do norte de França com o objectivo de prosseguir para o Reino Unido. No entanto, as dificuldades levam muitos a desistir de pedir asilo. O alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados está preocupado comos menores imigrantes a viver na região, em condições precárias. Há crianças com apenas nove anos de idade, entre os deslocados não legalizados.