a China exigiu aos Estados Unidos a anulação imediata do encontro previsto para 18 de Fevereiro entre Barack Obama e o Dalai Lama
a China exigiu aos Estados Unidos a anulação imediata do encontro previsto para 18 de Fevereiro entre Barack Obama e o Dalai LamaO porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Ma Zhaoxu exigiu que o encontro fosse retirado, adianta a agência noticiosa chinesa, citada pela Lusa. a resposta veio no mesmo dia. O porta-voz do presidente dos Estados Unidos da américa, Robert Gibbs anunciou que o encontro está confirmado. a 18 de Fevereiro, Obama vai encontrar-se com o líder dos monges tibetanos no amílcar. O encontro terá lugar na Sala dos Mapas, na Casa Branca.
Esta é a segunda vez que o governo chinês tenta impedir este encontro entre Barack Obama e Dalai Lama. Quando foi conhecida a viagem do líder tibetano pela américa e o interesse em reunir com o presidente da américa, a china veio alertar que isso poderia prejudicar as relações bilaterais. acertada a data desta reunião, o descontentamento subiu de tom e passou a exigência. Este é mais um dos problemas entre Pequim e e Washington, já conturbadas por causa de questões como política cambial, liberdade na Internet e venda de armas dos Estados Unidos a Taiwan.