«Ser peregrino faz parte da condição humana e a peregrinação tem um lugar de relevo na vivência religiosa de todos os tempos»
«Ser peregrino faz parte da condição humana e a peregrinação tem um lugar de relevo na vivência religiosa de todos os tempos»Também Bento XVI se fará peregrino. a peregrinação do Papa Bento XVI ao Santuário de Fátima, no próximo mês de Maio, confirma que este santuário é lugar onde se manifesta a graça e a misericórdia de Deus, salienta Virgílio antunes. O reitor do Santuário mariano faz notar que a visita frequente dos Pontífices romanos, nas últimas décadas, são um sinal de que a Igreja os considera como lugares de graça e de encontro com o Deus vivo.
No editorial do jornal oficial do Santuário Voz da Fátima, o responsável assinala que os santuários em nada concorrem com a vida das paróquias. Pelo contrário: Dos que acorrem aos santuários, alguns chegam marcados por um forte desejo de aprofundarem a sua fé, outros, porém, chegam por se sentirem desligados da comunidade cristã local.
Com o sentido de pertença à Igreja e as convicções acerca da fé, também mais fragilizadas, os santuários são actualmente autênticos oásis de espiritualidade, de fé e de encontro com Deus. Servem como ajuda para a intensificação dos laços de união a Deus e à Igreja e, em alguns casos, é quase a única forma de manterem algum laço, mesmo que ténue com a fé cristã ou com a dimensão religiosa da sua vida.