Na mensagem para este 18º Dia mundial do doente, o Santo Padre recorda a vocação da Igreja no cuidado dos doentes
Na mensagem para este 18º Dia mundial do doente, o Santo Padre recorda a vocação da Igreja no cuidado dos doentesCom este dia, a Igreja tenciona sensibilizar profundamente a comunidade eclesial a respeito da importância do serviço pastoral no vasto mundo da saúde, serviço que faz parte integrante da sua missão, uma vez que se inscreve no caminho da mesma missão salvífica de Cristo, afirma o Papa na sua mensagem para este ano. Em 2010 comemoram-se as bodas de prata do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde.
No actual momento histórico-cultural, sente-se ainda mais a exigência de uma presença eclesial atenta e escrupulosa ao lado dos doentes, como também de uma presença na sociedade capaz de transmitir os valores evangélicos de maneira eficaz, em vista da salvaguarda da vida humana em cada uma das fases, desde a sua concepção até ao seu fim natural, afirma Bento XVI. O Pontífice alerta para as feridas do corpo e do espírito de tantos irmãos e irmãs nossos, lembrando a parábola do bom samaritano.
Neste ano sacerdotal, o Pontífice dirige uma palavra especial aos sacerdotes, ‘ministros dos enfermos’, sinal e instrumento da compaixão de Cristo, que deve chegar a cada homem assinalado pelo sofrimento. aos doentes pede que rezem e ofereçais os vossos sofrimentos pelos sacerdotes, a fim de que possam manter-se fiéis à sua vocação, e o seu ministério seja rico de frutos espirituais, em benefício da Igreja inteira.