O candidato derrotado estava reunido com líderes da oposição quando foi detido pela polícia militar. Estaria alegadamente a preparar um golpe de estado
O candidato derrotado estava reunido com líderes da oposição quando foi detido pela polícia militar. Estaria alegadamente a preparar um golpe de estadoO secretário-geral das Nações Unidas apelou as autoridadesdo Sri lanka a garantirem os direitos e segurança do ex-dirigente do exército, Sarath Fonseka. O candidato derrotado à presidência do país foi detido na passada segunda-feira, 8 de Fevereiro. É acusado de ofensas militares. Ban Ki-moon pretende discutir a situação do antigo general com o actual presidente, Mahinda Rajapaksa. Lembrou a importância do respeito pelos processos legais e de um clima político favorável em período pré-eleitoral, assim como pela manutenção da estabilidade do Sri Lanka.
Sarath Fonseka perdeu as eleições de 27 de Janeiro com 40 por cento dos votos. Rajapaksa era então reeleito com 58 por cento dos 10 milhões de votos registados, resultado contestado pelo rival que pretendia levar o caso à justiça. De acordo com a comunicação social internacional, este terá sido o motivo da sua detenção. O governo actual receavaque este estivesse a planear um golpe de estado. Testemunhas denunciaram a detenção forçada e vergonhosa do general reformado.