Ministério da Justiça lançou a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas: «Tráfico de Pessoas: ajude o Brasil a não cair nessa armadilha»
Ministério da Justiça lançou a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas: «Tráfico de Pessoas: ajude o Brasil a não cair nessa armadilha» a iniciativa pretende que a população tome consciência da ocorrência deste crime e estimular a sua denúncia. Lançada a 9 de Fevereiro, no Rio de Janeiro, a campanha age mais intensamente nas cidades onde há maior registo de vítimas e ocorrência do tráfico como Rio, Recife, São Paulo, Goiânia, Salvador, Fortaleza, Porto alegre, Belo Horizonte, Brasília e Belém.
O tráfico de pessoas é um crime oportunista que se aproveita da fragilidade e vulnerabilidade das pessoas. Segundo dados da Polícia Federal (PF) o aumento do número de casos de tráfico humano passou a ser substancial e crescente a partir de 2000 e põe a nu a escravidão do século XXI.
O tráfico de pessoas é um crime que ultrapassa as fronteiras e ocorre em diversos países. Por isso, o governo brasileiro tem agido conjuntamente com os principais países de destino das vítimas traficadas, como Bélgica, Portugal e Espanha.com Portugal, o Brasil já firmou cooperação por meio das declarações de Cascais, Brasília e Lisboa, como refere a agência adital.