Trata-se de um caso único no continente africano. Espera-se que sirva de exemplo para outras injustiças do género. Serão restituí­dos direitos territoriais a uma comunidade aborígene
Trata-se de um caso único no continente africano. Espera-se que sirva de exemplo para outras injustiças do género. Serão restituí­dos direitos territoriais a uma comunidade aborígeneO tribunal da Comissão da União africana para os direitos humanos e povos pronunciou-se, pela primeira vez, sobre um caso envolvendo direitos indígenas. Segundo o veredicto, o governo queniano deverá compensar os descendentes do povo Endorois, nos próximos três meses, e possibilitar-lhes o regressoà terra dos seus antepassados.
De acordo com a agência missionária, MISNa,o órgão tenta assim restituir o direito à terra da comunidade autóctone do centro do país. Os indígenas tinham sido expulsos ilegalmente das suas terras, no fim dos anos 1970. Em causa, estavam interesses económicos: a criação de uma reserva natural na proximidade do lago Bogoria e, consequente, desenvolvimento do sector turístico.