além do convite expresso de peregrinar aos pés de Maria, na vigésima peregrinação da Consolata a Fátima, há um cachecol que distingue estes peregrinos de outrosalém do convite expresso de peregrinar aos pés de Maria, na vigésima peregrinação da Consolata a Fátima, há um cachecol que distingue estes peregrinos de outrosOs amigos da Consolata vão distinguir-se de outros peregrinos no próximo sábado, também pelo cachecol. De cor branca, tem estampado o logótipo comemorativo do centenário das Irmãs da Consolata. as religiosas encontram-se a celebrar em 2010 o centenário da fundação.
Na parte central do símbolo, a imagem de Nossa Senhora da Consolata, tendo por detrás o mundo. O desenho contempla cinco pontos de cores diferentes, numa alusão aos cinco continentes, sendo que cada um é chamado a viver o ideal de José allamano, no seu continente, na sua casa, na sua comunidade.
O desenho possui ainda a cruz, redentora e os anéis, por baixo do globo significam caminhos de missão, feitos e a fazer. a peregrinação da Consolata é subordinada ao tema: Missionárias da Consolata: 100 anos de missão. Para ajudar a viver este momento de modo mais profundo, esta a decorrer a novena ao beato allamano. além disso, cada peregrino terá um guião onde poderá acompanhar a peregrinação.