Grupo dos sete maiores países industrializados do mundo decidiu anular a dívida que o Haiti tinha para com cada uma daquelas nações
Grupo dos sete maiores países industrializados do mundo decidiu anular a dívida que o Haiti tinha para com cada uma daquelas naçõesO G7 vai anular todas as dívidas bilaterais do Haiti, anunciou Jim Flahery, ministro das Finanças canadiano. a decisão foi comunicada aos jornalistas no fianl da reunião em Iqaluit, Canadá. Os ministros dos sete maiores países industrializados do mundo responderam deste modo às consequências trágicas do violento sismo de 12 de Janeiro, que destruiu aquele país da américa Central.
Nesta cimeira, realizada em tom informal , informa a Lusa, houve mais debate de ideias do que consensos entre os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais dos sete países participantes: Canadá, alemanha, Itália, França, Reino Unido, Estados Unidos e Japão. Um dos exemplos foi a regulação do sistema bancário, a fim de evitar situações de ruptura financeira. Neste ponto, o ministro canadiano indicou ter-se chegado a acordo de alguns princípios, mas colocar mecanismos em acção já é outra coisa .
Estão previstas para o Canadá as cimeiras do G8 e do G20, ambas agendadas para o Verão. De entre os diversos temas abordados na cimeira em solo canadiano, o ministro defendeu ainda que, em relação ao preocupante nível de endividamento registado em alguns membros da União Europeia (EU), nomeadamente Grécia e Portugal, a dívida no seio do bloco da Zona Euro deve ser gerida no âmbito da UE e não pelo G7.