Devido aos péssimos serviços de saúde, as mulheres receiam engravidar. Uma organização de defesa dos direitos humanos denuncia procedimentos condenáveis
Devido aos péssimos serviços de saúde, as mulheres receiam engravidar. Uma organização de defesa dos direitos humanos denuncia procedimentos condenáveisNão posso correr o risco de engravidar neste país, pois tenho medo de morrer devido a complicações, ouve-se da boca de muitas jovens do Nicarágua. Péssimos serviços de saúde levam as mulheres a terem medo de constituir família. Uma activista da amnistia Internacional revela como funciona o sistema de saúde pública, no país.
Há mulheres grávidas, com doenças que podem ser curadas,sem seremtratadas, afirma ana María Pizarro. a militante lembra o caso de uma mulher de 25 anos, a quem foi diagnosticado um aborto provocado. a polícia foi alertada e a jovem interrogada, fotografada e filmada nua, durante uma intervenção a que era submetida.
O caso foi avaliado por um médico legista que a examinou e concluiu que a suspeita não precisava de advogado. a mulher foi apresentada ao tribunal e interrogada, ainda a soro e sob tratamento médico. Sem haver processo, a jovem foi condenada a permanecer no seu domicílio por um período de seis meses, como manda a lei. Já os violadores, homicidas ou que maltratam mulheres são tratados de forma bem diferente, denuncia ana María Pizarro.