Religiosidade popular será tema de reflexão em encontro continental dos reitores e colaboradores dos diversos santuários marianos em Maio
Religiosidade popular será tema de reflexão em encontro continental dos reitores e colaboradores dos diversos santuários marianos em Maio a comissão responsável da missão e espiritualidade do CELaM (Conferência Episcopal Latino americana) anunciou que sevão reunir os reitores dos santuários marianos na américa do Sul, de 24 a 27 de Maio. O encontro visa a reflexão e partilha de experiências e projectos, a partir de ricas e numerosas considerações que o D a (Documento da aparecida) propôs sobre a piedade popular. O D a declara que a religião do povo latino-americano é uma expressão da fé católica e que se reflecte em uma sede de Deus, que só os pobres e simples podem conhecer .
a piedade popular, profundamente enraizada no povo cristão da américa Latina, foi um dos pontos centrais nos debates entre os mais de 500 bispos participantes da V Conferência, em aparecida, Brasil, em Maio de 2007. Contou com a presença do Papa Bento XVI na abertura oficial dos trabalhos. Em seu discurso inaugural, o Santo Padre apontou que a sabedoria do povo levou-os a formar uma síntese entre suas culturas e a fé cristã que os missionários lhes ofereciam. Dali nasceua rica e profunda religiosidade popular.
a religiosidade popular na america Latina é vista como a alma dos povos: o amor a Cristo sofredor, o Deus de compaixão, perdão e reconciliação, o Deus que está próximo aos pobres e daqueles que sofrem. Cultiva-se uma profunda devoção às Virgens de Guadalupe e de aparecida, entre tantas outras.
Marco antonio Ordenes, bispo de Iquique- Chile, responsável pela piedade popular e pelos santuários, convida todos os reitores e seus colaboradores mais próximos, para participar neste encontro que servirá para reforçar e apoiar a pastoral mariana, um dos objectivos da missão continental em curso na Latino américa.