Duas áreas protegidas da amazónia, do Peru, vão beneficiar de um reforço de segurança. é necessário um trabalho conjunto dos países interessados para proteger as mais ricas florestas do mundo
Duas áreas protegidas da amazónia, do Peru, vão beneficiar de um reforço de segurança. é necessário um trabalho conjunto dos países interessados para proteger as mais ricas florestas do mundoO Serviço Nacional da Áreas Protegidas do Peru vai aposta na protecção de grande parte da amazónia. anunciou um investimento financeiro de 280 mil dólares em serviços de vigilância no Parque Nacional do alto Purus e Reserva Comunitária do Purus. as equipes a trabalhar no local poderão contar com mais 20 guarda-parques. a extensa área é rica em diversidade biológica. abriga florestas virgens e espécies ameaçadas. Porém, durante décadas foi sujeita a actividades exploratórias ilegais. Estas danificaram o meio ambiente e lesaram as comunidades indígenas que lá viviam. actualmente, são cerca de oito grupos étnicos.
a perspectiva de apoio concreto a duas áreas protegidas tão importantes quanto essas do Peru é positiva não só para a conservação da amazônia peruana, mas para todos os países amazônicos, assegura Cláudio Maretti, do Fundo Mundial para a Conservação da Natureza. O responsável considera imprescindível o esforço conjunto dos nove países que partilham a amazónia para a sua preservação. Um grande êxito para todos os peruanos e irá ajudar a desenvolver estratégias, a longo prazo, para cerca de 3 milhões de hectares de florestas,afirma JorgeHerrera, director da rede para as Nascentes da amazónia.