União Europeia deve aumentar a sua presença e voz na resolução das crises humanitárias internacionaisUnião Europeia deve aumentar a sua presença e voz na resolução das crises humanitárias internacionaisHá toda a necessidade de uma mais forte presença da Europa e da voz da Europa, em relação a todo um conjunto de crises por esse mundo fora, afirmou antónio Guterres. as declarações foram feitas no final de um encontro entre o alto-comissário das Nações Unidas e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
O português defendeu a necessidade de uma colaboração e trabalho conjunto entre o organismo das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), de que é responsável, e a União Europeia. antónio Guterres pretende que o asilo na Europa tenha uma dimensão verdadeiramente europeia, coerente entre os Estados-membros, adianta a Lusa.
ainda que o seu nome tenha sido veiculado como um dos quatro possíveis para representar as Nações Unidas no afeganistão, antónio Guterres sempre disse que não seria o escolhido. a pessoa escolhida é o francês Jean-Marie Guehénno. Será o sucessor de Kai Eide, o actual chefe da ONU em Cabul, que sai em Março. ao que tudo indica, o francês é o preferido de Richard Holbrooke, o enviado dos EU a para o afeganistão e o Paquistão.