« a Universidade Católica Portuguesa é uma presença da Igreja no mundo da ciência, para prosseguir e realizar o diálogo constante e permanente entre a fé e a ciência»
« a Universidade Católica Portuguesa é uma presença da Igreja no mundo da ciência, para prosseguir e realizar o diálogo constante e permanente entre a fé e a ciência» a Universidade é por isso uma casa de ciência. a Universidade Católica é uma casa de ciência e de fé, para promover a articulação harmoniosa entre ambas, para que a fé oriente a descoberta do desconhecido, e para que as aquisições da ciência purifiquem e elevem a fé, afirma o reitor desta Universidade. Braga da Cruz defende que a fé, longe de ser um entrave ou um travão ao desenvolvimento científico, é um factor propulsor da descoberta científica, um foco de iluminação e um elemento fertilizador da pesquisa.
Na mensagem para o dia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sempre o primeiro domingo do mês de Fevereiro, o reitor assinala que naquela universidade, a centralidade do Homem é o ponto de partida e de chegada de toda a investigação científica. Os saberes e a investigação devem estar ao serviço do desenvolvimento do homem todo e de todos os homens de modo a contribuir para o desenvolvimento do homem e da sociedade.
a investigação requer meios. E por isso, queremos pedir a todos os católicos portugueses que nos ajudem neste esforço de desenvolvimento da investigação científica na Universidade Católica Portuguesa. Em primeiro lugar e antes de tudo com orações. Depois, também, com donativos. O resultado dos peditórios nas missas do Dia da UCP será destinado a bolsas de apoio aos alunos de mestrado e doutoramento da Faculdade de Teologia, de modo a apoiar os sacerdotes que querem aprofundar o seu conhecimento das ciências da fé.