Número de portugueses, que deixam o país e emigram à procura de emprego, aumenta. Fase semelhante à dos finais da década de 1960
Número de portugueses, que deixam o país e emigram à procura de emprego, aumenta. Fase semelhante à dos finais da década de 1960 a mala de cartão ficou imortalizada por Linda de Suza, numa canção. Era o símbolo da emigração nos finais dos anos 60 e década de 70. Hoje, o número de portugueses a sair do país para procurar emprego é muito semelhante ao registado naquela época.
ainda que não haja dados oficiais, o Conselho das Comunidades Portuguesas explica que são sobretudo jovens quadros técnicos que têm vindo a abandonar o país. ao contrário do que aconteceu na década de 60, agora são os mais preparados que estão a abandonar o país, afirmou Manuel Beja à TSF.
Temos experiências obtidas junto de emigrações sobretudo no norte de África, como no Dubai, na argélia, novos destinos de emigração. Em angola, por exemplo, há 100 mil novos emigrantes que foram para lá trabalhar. Há um aumento das saídas do país, muito provocado pelo desemprego, o que quer dizer que algo vai mal, alertou o presidente da Comissão Especializada de Fluxos Migratórios do Conselho das Comunidades Portuguesas.