Festa da apresentação do Senhor e dia do consagrado é marcada com a celebração da Eucaristia nas diferentes dioceses do país. Consagrados reunidos com o seu pastor, o bispo
Festa da apresentação do Senhor e dia do consagrado é marcada com a celebração da Eucaristia nas diferentes dioceses do país. Consagrados reunidos com o seu pastor, o bispoO Papa preside à celebração das Vésperas, da festa da apresentação do Senhor. ao contrário dos anos anteriores, na basílica de São Pedro, não será celebrada missa presidida pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida apostólica, cardeal Franc Rodé.
Uma imitação radical de Jesus. Esta é uma das fórmulas que o Papa utiliza para se referir à vida consagrada. E quando as dificuldades da vida e os múltiplos desafios da época moderna como o cansaço e o desencorajamento tornam opaca a limpidez de uma vocação religiosa, o Pontífice lembrou, em 2007, que a vida consagrada é um dom divino. E é o Senhor, o primeiro a conduzi-la a bom fim segundo os seus projectos. Há três anos, durante as Vésperas, o Santo Pade apresentou como modelo de inspiração São Paulo.
Em Portugal, o cardeal patriarca de Lisboa preside à celebração na Sé de Lisboa que assinala a festa da apresentação do Senhor e dia do consagrado. Na Madeira, à mesma hora, 18h, o bispo antónio Carrilho preside à Eucaristia. Em Braga, o arcebispo primaz reúne com os padres ordenados em 2009, durante a manhã. À tarde preside à Eucaristia solene. O tema desta semana do consagrado, a primeira vez que se assinala, é Vida consagrada solidária na esperança.