O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados teme pela segurança de milhares de cidadãos. a organização não consegue assistir todos os deslocados
O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados teme pela segurança de milhares de cidadãos. a organização não consegue assistir todos os deslocadosNem todos beneficiam da ajuda humanitária em campos de refugiados. a maioria dos que fogem aos conflitos mortíferos refugiam-se nas florestas do norte-Kivu. Desde Dezembro, mais 15 508 deslocados foram inscritos em dezenas de campos, divulga o jornal afrik.com. aumentam para 116 mil o número de deslocados, abrigados em locais geridos pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. O órgão mostra-se preocupado com a segurança dessas populações. as equipes não conseguem aceder a todas as comunidades atingidas devido ao perigo e às más condições do terreno.
as Nações Unidas apelaram a comunidade internacional a ajudar os civis deslocados no noroeste do país, na província do Equador. a região acolhe 60 mil refugiados, mas apresenta condições para a realização de assistência humanitária. 109 mil pessoas fugiram para a vizinha República do Congo; 18 mil para a República Centro africana. Desde 1996, foram detectados 200 mil casos de violência sexual no leste, perpetrados pelos grupos rebeldes e exército. No total, o conflito já fez cerca de 2,1 milhão de refugiados.