Papa cria terceira diocese em Timor Leste. Padre Norberto do amaral foi nomeado bispo de Maliana
Papa cria terceira diocese em Timor Leste. Padre Norberto do amaral foi nomeado bispo de Maliana a criação da terceira diocese é um atestado de maioridade concedido pelo Papa Bento XVI à Igreja Católica timorense. O bispo de Baucau considera que agora será possível prestar uma melhor assistência religiosa.
além de partilhar o território em três, esta terceira diocese possibilitará uma assistência religiosa mais ágil e eficaz, afirmou Basílio do Nascimento, à Lusa. a criação de uma terceira diocese permitirá ainda que seja formada a Conferência Episcopal de Timor-Leste, uma situação que representa um marco importante para a Igreja Católica timorense.
a nova diocese de Timor-Leste terá como catedral a igreja do Sagrado Coração de Deus, em Maliana, na ponta ocidental de Timor-Leste, que faz fronteira com a Indonésia. Conta com 6 padres diocesanos, 25 religiosos e 27 frades e 81 religiosas.
Norberto do amaral foi nomeado pelo Papa Bento XVI primeiro bispo de Maliana. O sacerdote de 53 anos, natural de ainaro, estudou no seminário menor diocesano de Dare, e realizou os estudos de Filosofia e Teologia no seminário maior de Ritapiret (Flores) na Indonésia. Ordenado em 1988, era, desde 2008 chanceler da diocese de Díli e director da revista diocesana ‘Seara’.