O encontro europeu de leigos, irmãs e padres da Consolata terminou em Turim. Missão inacabada de traçar o perfil do missionário para os tempos de hoje
O encontro europeu de leigos, irmãs e padres da Consolata terminou em Turim. Missão inacabada de traçar o perfil do missionário para os tempos de hojeDurante dois dias, 40 missionários, entre leigos, irmãs e padres, dos três ramos da família da Consolata, dedicaram-se a uma reflexão intensa sobre uma nova imagem do missionário para o continente europeu. Provenientes de Portugal, Espanha, Itália e Polónia, apontaram diversas características que não podem faltar a quem se propõe anunciar o Evangelho de Jesus Cristo na Europa.
Entre outras afirmações, destaca-se a importância das novas tecnologias na re-evangelização do velho continente. a atenção à fronteira da identidade europeia foi outro ponto que mereceu destaque na reflexão, à volta da discussão acerca dos símbolos religiosos. Outras fronteiras estiveram em cima da mesa, como os imigrantes, o tráfico de pessoas humanas. O trabalho conduziu à conclusão que é necessário continuar a reflexão para traçar o perfil do missionário de hoje na Europa.
Os participantes do encontro europeu da família da Consolata tiveram ainda tempo para estudar a participação dos jovens da Consolata, a nível dos vários continentes, na Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid em agosto de 2011. analisaram ainda um punhado de sugestões como temas a serem levados aos capítulos gerais das Irmãs e dos Missionários da Consolata, que terão lugar na Primavera de 2011.