Invasores, que exploram clandestinamente os territórios das comunidades autóctones, são responsáveis pela propagação de doenças entre as populações. acredita-se que a Sida seja uma delas
Invasores, que exploram clandestinamente os territórios das comunidades autóctones, são responsáveis pela propagação de doenças entre as populações. acredita-se que a Sida seja uma delasO Fundo Nacional de Saúde brasileiro – FUNaS a – confirmou o primeiro caso de HIV/Sida, entre os Yanomami, comunidade indígena do norte do Brasil. a organização afirmou que tinham sido detectados 28 casos entre os índios a viver no estado de Roraima, na amazónia. a maioria dos infectados eram mulheres e crianças.
Os Yanomami formam um dos maiores grupos nativos da américa Latina. Vivem em territórios marcados e isolados, mas continuam a sofrer constantes invasões que põem em risco a sua sobrevivência. Cerca de mil pessoas ganham a vida de forma clandestina nas terras indígenas. Poluem floresta e rios com mercúrio; transmitem doenças mortais como a malária e provavelmente a Sida, denuncia a Survival, organização em defesa dos direitos indígenas. Mulheres e crianças têm sido alvo de abusos sexuais. a organização Yanomami, Hutukara’, apelou várias vezes à ajuda das autoridades, mas sem sucesso. O governo ainda não tomou qualquer medida para expulsar os invasores.