autoridades do Nepal mostram preocupação perante a elevada taxa de suicí­dio entre as mulheres. Principal causa de mortalidade dos 15 aos 49 anos, em 2008 e 2009
autoridades do Nepal mostram preocupação perante a elevada taxa de suicí­dio entre as mulheres. Principal causa de mortalidade dos 15 aos 49 anos, em 2008 e 2009Um estudo governamental, realizado nos últimos dois anos, revela que o suicídio é a principal causa de morte entre as jovens e mulheres em idade de procriar. Omal ultrapassa os problemas de saúde materna, que fazem muitas vítimas nos países em desenvolvimento. 16 por cento dos 1496 casos de óbitos declarados foram provocados. Uma percentagem incerta, pois, muitas mortes ocorridas nesses contextos não são assinaladas, avança a agência Irin. activistas do país não se mostram surpreendidas. a maioria das famílias não chegam a declararos suicídios, pois receiam de ser envolvidas emprocessos judiciais, explica a directora da organização não governamental, Pinky Rana.
as autoridadesestão muito preocupadas com o fenómeno. Estas conclusões mostram que é urgente tratar da questão, à qual era atribuída pouca importância até então, consideram os responsáveis do estudo. Em 1998, os números já davam o alerta, mas o suicídio era então a terceira causa de mortalidade. Não existem certezas quanto à origem do problema. apenas se avançam alguns factores, potencialmente responsáveis: problemas familiares e conjugais; violência doméstica; problemas mentais. São, no entanto, necessários estudos mais aprofundados para averiguar as causas reais e um investimento no apoio psicossocial para mulheres depressivas.