O dia do consagrado é celebrado no Santuário de Fátima com um programa especial em que participam religiosos e religiosas
O dia do consagrado é celebrado no Santuário de Fátima com um programa especial em que participam religiosos e religiosasNo dia 2 de Fevereiro, festa da apresentação do Senhor, a Igreja celebra o dia dos consagrados. Pelas 14h30, os consagrados participam na bênção das velas e procissão até à basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. ali, será celebrada a Eucaristia festiva.
Em 1997, João Paulo II instituiu, oficialmente, o dia 2 de Fevereiro como o dia do consagrado. Já faz algumas décadas que na Igreja a festividade do dia 2 de Fevereiro reúne quase espontaneamente numerosos membros de institutos de vida consagrada e de sociedades de vida apostólica ao redor do Papa e dos pastores diocesanos, para manifestar coralmente, em comunhão com o inteiro povo de Deus o dom e o compromisso do próprio chamado, a variedade dos carismas da vida consagrada e a sua peculiar presença no âmbito da comunidade dos que crêem, pode ler-se na mensagem de João Paulo II para celebração do primeiro dia da vida consagrada, 6 de Janeiro de 1997.